domingo, 20 de fevereiro de 2011

Como melhorar os resultados nas vendas

A principal ferramenta para relacionamento com o cliente é o CRM (Customer Relationship Management), sistema amplamente utilizado pelas grandes companhias que tem como objetivo levantar e arquivar informações e detectar os hábitos de consumo do comprador. O CRM ajuda a empresa a integrar todos os processos em que haja contato com o cliente, permitindo um visão única de todo o relacionamento. Entre as soluções acessíveis a pequenas e médias empresas está a versão do Microsoft Dynamics CRM para o Office e Windows Vista. A ferramenta engloba soluções de gestão financeira, da cadeia de suprimentos e de relacionamento com os clientes. Outra solução voltada para companhias de menor porte é o Siebel CRM Professional Edition, da Oracle, cuja grande vantagem é a facilidade de uso.

Fazer comércio eletrônico e aumentar a eficiência do site

O comércio eletrônico representa apenas 1% de tudo o que foi vendido no varejo brasileiro. Trata-se de uma estatística que pode ser vista pelas pequenas e médias empresas como uma grande oportunidade de crescimento. Para chegar até os cerca de 20 milhões de brasileiros que estão conectados à internet, nem sempre são necessários altos investimentos. “Em muitos casos, bastam algumas idéias que facilitem a vida do consumidor”, diz Gérson Schmitt, da Paradigma Tecnologia, de Florianópolis, que cria portais de comércio eletrônico para grandes e pequenos negócios.

Foi o que fez a gravadora paulista Atração, que fatura cerca de 30 milhões de reais por ano e vende pela internet a obra de alguns dos seus artistas, como Itamar Assumpção e Quinteto Violado, que costumam ficar fora das lojas tradicionais por causa do baixo giro de seus discos. O site, criado há seis anos, estava envelhecido. Os consumidores tinham dificuldade de encontrar os títulos e completar a compra. Há cerca de um ano, o site foi totalmente reformulado – ícones que tornavam o carregamento da página lento foram retirados e substituídos por uma comunicação visual mais direta. A venda de lançamentos aumentou com uma ação simples e quase sem custo – todos os meses, um boletim com as novidades é enviado por e-mail aos clientes cadastrados no site. Graças às mudanças, os negócios pela internet aumentaram 25%.

Aumentar as vendas não é a única função de um site na internet. Ele também pode ser uma ferramenta preciosa para uma pequena ou média empresa conhecer melhor quem é o cliente e quais são suas necessidades. Isso pode ser feito por meio de um cadastro dos internautas e de pesquisas online. Para aumentar o tempo em que o clientes e usuários fiquem na página da sua empresa – e, com isso, aumentar também as chances de venda – é possível inserir no site brindes, descontos e promoções, além de manter as informações sobre produtos e serviços constantemente atualizadas.

Fonte: E-Commerce News

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